Av. Dr. João Guilhermino, 429, Sala 13, Ed. Saint James

São José dos Campos / SP

Entre em contato conosco

(12) 3942-5100

Produção industrial ganha força em setembro e avança 1,1%, mostra IBGE

04 de novembro de 2024
Istoé

A produção industrial brasileira registrou alta de 1,1% em setembro na comparação com o mês anterior, divulgou nesta sexta-feira, 1º, o IBGE. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 3,4%.

O resultado veio acima do esperado e representa uma aceleração frente o avanço de 0,2% em agosto. As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de alta de 0,9% na variação mensal e de 2,8% na base anual.

No acumulado no ano, o setor industrial registra crescimento de 3,1%. Em 2 meses, avançou 2,6%, permanecendo com taxa positiva e intensificando o ritmo de crescimento frente aos resultados de agosto (2,4%), julho (2,2%), junho (1,5%) e maio (1,2%) de 2024.

O que puxou a alta

Três das quatro grandes categorias econômicas e 12 dos 25 ramos industriais pesquisados tiveram crescimento na produção em setembro.

 

Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram assinaladas por coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,3%) e produtos alimentícios (2,3%), com ambas voltando a crescer após recuarem nos meses de agosto e julho de 2024, período em que acumularam perdas de 3,5% e de 4,2%, respectivamente. Vale destacar também as contribuições positivas registradas pelos setores de veículos automotores, reboques e carrocerias (2,5%), de produtos do fumo (36,5%), de metalurgia (2,4%) e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (3,3%).

O mercado de trabalho aquecido e aumento da renda favorecem a indústria brasileira, que por outro lado enfrenta alta da taxa básica de juros e a perspectiva de um ritmo menos intenso da economia no segundo semestre.

 

A expectativa do mercado é que a economia cresça em torno de 3% em 2024. O Banco Central vem mostrando, porém, preocupação com o cenário inflacionário. A próxima reunião de política monetária será na próxima semana, quando o Copom irá definir a taxa básica de juros, atualmente em 10,75%. Por ora, a expectativa do mercado é de alta de 0,5 ponto percentual.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Formulário de Contato

Agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo

Trocar imagem

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Copyright © 2024 Elo Contabilidade e Assessoria | Desenvolvido por: Sitecontabil