Av. Dr. João Guilhermino, 429, Sala 13, Ed. Saint James

São José dos Campos / SP

Entre em contato conosco

(12) 3942-5100

Exclusão do Simples Nacional: como reverter a situação?

30 de dezembro de 2024
O Dia
Recentemente, meu Simples Nacional foi excluído, mas não sei o motivo. Como posso recuperar o meu regime? Quem devo procurar para resolver essa situação? E o que pode ter causado a exclusão?
Fernanda Mourão,  Campo Grande.
 
Segundo o advogado Fábio Ferraz, a exclusão do Simples Nacional pode ocorrer por diversos motivos, e entender o que levou a isso é o primeiro passo para regularizar a situação. Entre as causas mais comuns estão: Débitos tributários: dívidas com o INSS ou com as Fazendas Públicas Federal, Estadual ou Municipal, sem exigibilidade suspensa; Ultrapassar o limite de receita bruta: exceder o faturamento anual permitido para microempresas (R$ 360 mil) ou empresas de pequeno porte (R$ 4,8 milhões); Exercer atividades vedadas: Atividades não permitidas pelo Simples Nacional, como instituições financeiras ou a produção de cigarros; Irregularidades cadastrais: inconsistências nos dados da empresa ou participação societária não permitida.
 
O especialista ressalta que para reverter a exclusão, o processo é claro, mas exige atenção e rapidez. O primeiro passo é identificar o motivo da exclusão. Isso pode ser feito acessando o Domicílio Tributário Eletrônico (DTE-SN) ou o e-CAC da Receita Federal, onde é possível verificar o Termo de Exclusão e o Relatório de Pendências. “ Em seguida, é necessário regularizar pendências, quitando ou parcelando os débitos pendentes. O parcelamento pode ser solicitado diretamente no Portal do Simples Nacional ou pelo e-CAC. Caso haja discordância quanto à exclusão, o empresário pode apresentar uma impugnação dirigida ao Delegado de Julgamento da Receita Federal, conforme as orientações no site da Receita Federal”, conclui Ferraz.
 
É importante agir rapidamente, pois há prazos específicos para regularização ou contestação. Para garantir que o processo seja feito corretamente, é recomendado buscar a orientação de um contador ou advogado tributarista especializado, salienta o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamar adianta com br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 993289328.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Formulário de Contato

Agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo

Trocar imagem

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Copyright © 2025 Elo Contabilidade e Assessoria | Desenvolvido por: Sitecontabil